IMAGIOLOGIA – Ressonância Magnética

Imagiologia – Ressonância Magnética

Conheça os serviços do consultório CIMED

O que é ressonância magnética?

O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computorizada (TC), não utiliza radiação ionizante. A RM funciona com um campo magnético intenso e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.

Os aparelhos de RM que produzem campos magnéticos mais intensos (1,5T e 3T de uso clínico comum e 7T utilizado em investigação) são semelhantes a túneis e referidos popularmente por ressonância magnética fechada ou de campo fechado. Em alternativa, nomeadamente para indivíduos com claustrofobia, existem aparelhos de ressonância magnética aberta. Estes aparelhos produzem campos magnéticos menos intensos, pelo que as imagens médicas obtidas apresentam menor detalhe e resolução.

Ressonância magnética com contraste

Na ressonância magnética com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em estudo, complementando a avaliação inicial sem contraste.

O gadolínio é uma substância administrada por via endovenosa que aumenta a intensidade de sinal das estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, por exemplo no contexto de tumores ou inflamações. O uso de gadolínio está contra-indicado em doentes com insuficiência renal grave. A amamentação não é contra-indicação para a administração de contraste. No caso de mulheres grávias, o risco é discutido entre o Médico Radiologista e o Médico Assistente. Episódio prévio de reação anafilática a gadolínio é outra contra-indicação para o uso deste tipo de contraste, no entanto as reações são muito menos frequentes comparativamente ao uso de contrastes iodados em TC.

Ressonância magnética da mama

A ressonância magnética da mama está indicada no diagnóstico de rotura intra-capsular de prótese mamária, caso a ecografia seja inconclusiva.

Em oncologia, a RM da mama está indicada no diagnóstico de carcinoma da mama em mulheres que apresentem elevada suspeita clínica ainda que apresentem indicação de mamografia e ecografia mamária negativas. Está também indicada na avaliação pré-operatória de mulheres com carcinoma do tipo lobular invasivo ou carcinoma da mama multifocal / multicêntrico.

Geralmente, a ressonância mamária realiza-se como avaliação complementar de mamografia e ecografia mamária.

Ressonância magnética cardíaca

A ressonância magnética cardíaca reveste-se de grande utilidade na avaliação de doenças do pericárdio, de displasia ventricular, doenças congénitas do coração, doença valvular cardíaca, doença cardíaca isquémica. A RM possibilita ainda a avaliação funcional, morfológica e estrutural do coração.

Veja, mais a baixo, outros diagnósticos que podem ser feitos por médicos radiologista/imagiologistas, cuja descrição dos mesmos será abordada nos próximos artigos:

Partilhar:

Artigos relacionados

ECOGRAFIA TIROIDEA

ECOGRAFIA ABDOMINAL A Ecografia Abdominal é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é ecografia tiroideia? A ecografia tiroideia

ECOGRAFIA ABDOMINAL

ECOGRAFIA ABDOMINAL A Ecografia Abdominal é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é ecografia Abdominal? A ecografia abdominal

ECOGRAFIA

ECOGRAFIA A ecografia é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é então a ecografia? A ecografia ou ultrassonografia

GASTRENTEROLOGIA

A Gastrenterologia, muitas vezes, abreviada de “Gastro”, é a especialidade da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo. O aparelho digestivo

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM