ECOGRAFIA VESICAL OU DA BEXIGA

ECOGRAFIA VESICAL

A Ecografia Vesical é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes.

O que é ecografia ecografia vesical?

A ecografia vesical é um exame que nos permite avaliar a bexiga, através dos ultrassons. Trata-se de um exame simples e seguro, sendo realizado frequentemente na prática clínica como meio auxiliar de diagnóstico e terapêutica (MCDT), bastante útil no diagnóstico de diversas patologias (doenças) e na avaliação da resposta a tratamentos instituídos. Veja mais informação em indicações para a ecografia vesical.

O exame é, por norma, realizado com a bexiga cheia (veja como em preparação para o exame) de modo a permitir uma melhor visualização das estruturas e consequente acuidade diagnóstica.

A ecografia é, muitas vezes, referida apenas como ECO (abreviatura de ecografia). No caso do exame de bexiga, abreviado para ECO vesical ou ECO da bexiga.
 
 

Como se realiza o exame

A ecografia ou ultrassonografia utiliza os ultrassons, permitindo estudar os órgãos do corpo humano, neste caso específico a bexiga. O equipamento usado na realização da ecografia é designado por ecógrafo.

A ecografia vesical por via supra púbica é um método de diagnóstico não invasivo, permitindo obter imagens de uma forma simples e segura da bexiga. Após a aplicação de um gel, uma sonda é colocada exteriormente (“sobre a barriga”) para captar as imagens e envia-las para o monitor do ecógrafo para visualização por parte do médico.

O médico observa as imagens e faz a sua interpretação durante a realização do exame.

Após a realização da ecografia, pode ser calculado o resíduo pós miccional. Para tal, o doente deverá urinar após a realização da ecografia (realizada com a bexiga cheia), voltando para o consultório do médico para efetuar de novo a ecografia de modo a calcular o resíduo (urina que permaneceu na bexiga após urinar).

Após a conclusão do exame, o médico redige um relatório e seleciona algumas imagens com interesse clínico para acompanhar o exame.

O resultado do exame será considerado normal se não se visualizarem alterações dignas de registo. Em caso de alterações, o médico relata o que visualiza. Essa informação deve ser correlacionado com a história clínica e demais exames de diagnóstico. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames adicionais que permitam esclarecer as alterações detetadas.

 
 
Matérias que serão abordadas nas próximas edições:

  • Ecografia torácica
  • Ecografia da pelve
  • Ecografia do ombro
  • Ecografia prostática
  • Ecografia mamária

Partilhar:

Artigos relacionados

ECOGRAFIA DA PRÓSTATA

ECOGRAFIA DA PRÓSTATA A Ecografia da próstata é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é ecografia prostática? A

ECOGRAFIA DO OMBRO

ECOGRAFIA DO OMBRO A Ecografia do ombro é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é a ecografia do

ECOGRAFIA PÉLVICA

ECOGRAFIA PÉLVICA A Ecografia pélvica é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é ecografia pélvica? A ecografia pélvica

Ecografia torácica

ECOGRAFIA TORÁCICA

ECOGRAFIA TORÁCICA A Ecografia torácica é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes. O que é ecografia torácica? A ecografia torácica

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM