ECOGRAFIA DA PRÓSTATA

ECOGRAFIA DA PRÓSTATA

A Ecografia da próstata é um dos serviços que o consultório CIMED proporciona aos seus pacientes.

O que é ecografia prostática?

A ecografia prostática é um exame que utiliza os ultrassons e permite, sobretudo, avaliar a próstata (glândula prostática). A ecografia da próstata é um exame muito importante para diagnosticar diversas patologias da próstata, como veremos adiante com maior detalhe.

A ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico que utiliza os ultrassons. O ecógrafo é o equipamento (ou aparelho) que permite a sua execução. A imagem é obtida através de uma sonda e transmitida para um ecrã para que o médico a possa observar. Na linguagem médica corrente, o termo ecografia é usualmente abreviado para ECO, no caso da próstata, o exame é abreviado para ECO prostática ou ECO da próstata.

Na ecografia prostática é possível calcular as dimensões e volume da próstata, assim como avaliar a sua ecoestrutura e os seus contornos. O tamanho normal da próstata depende da idade do doente. A partir dos 50 anos, a próstata tende a aumentar de volume. Considera-se que uma próstata é grande quando o seu volume ultrapassa os cerca de 20-25 cm3 (centímetros cúbicos), o que corresponde a um peso normal da próstata de cerca de 20-25g (gramas).
 
 

Indicações da ecografia prostática

A ecografia prostática serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças da próstata. A ECO prostática está indicada nos homens com alteração do valor de PSA (Prostate Specific Antigen); sobretudo quando há suspeita de tumores, como o cancro da próstata.

É também útil na avaliação de patologias benignas, como na hiperplasia benigna da próstata (HBP), presença de sequelas de prostatite (traduzidas pela presença de calcificações).

Outras alterações que podem ser detetadas neste exame são os quistos (ou cistos) ou dilatações das vesículas seminais.

Para além das patologias atrás mencionadas, o médico poderá solicitar a realização do exame sempre que suspeite de alterações ou na avaliação à resposta aos tratamentos instituídos.
 
 
Matérias que serão abordadas nas próximas edições:

  • Ecografia mamária

Partilhar:

Artigos relacionados

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM